Na Costa das Baleias o município de Caravelas é o principal acesso para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, considerado um dos principais atrativos ecoturísticos desta zona turística. Neste município se encontra a recém criada Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá, com áreas de manguezais e restinga conservados que abrigam famílias ribeirinhas que tem como base do seu sustento os recursos naturais gerados nestes ecossistemas. A Resex de Cassurubá tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura das populações extrativistas tradicionais da área, e assegurar o uso sustentável dos seus recursos naturais.
Nesta área protegida existem diversos potenciais ecoturísticos naturais e culturais, identificados e caracterizados por estudos realizados pelo Centro de Pesquisa e Gestão de Recursos Pesqueiros do Litoral Nordeste (CEPENE/IBAMA) que indicaram possibilidades para o desenvolvimento e sustentabilidade do ecoturismo de base comunitária como meio de geração e distribuição de renda local, fortalecimento sociocultural da comunidade ribeirinha e uso sustentável dos recursos naturais do complexo estuarino Cassurubá.
A partir dos resultados deste estudo a Associação de Estudos Costeiros e Marinhos (ECOMAR), somado aos seus conhecimentos técnicos em bio-construções e envolvimento de comunidades tradicionais em processos participativos, elaborou e aprovou no edital N° 001/2008 de apoio as iniciativas do turismo de base comunitária do Ministério do Turismo, com parceria de instituições locais, um projeto piloto de ecoturismo de base comunitária nesta área estuarina. Este vem sendo executado através da coordenação da ECOMAR e com a participação de outras instituições locais e representantes das famílias ribeirinhas, que formam uma comissão de acompanhamento do projeto. O objetivo do projeto é promover o desenvolvimento humano de famílias ribeirinhas e a implantação e gestão comunitária das atividades ecoturísticas nas áreas estuarinas da Resex de Cassurubá.
Este projeto foi realizado pela ECOMAR